terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

[material] Condutas na assistência neonatal

No encontro de ontem, com a conversa sobre as Recomendações da OMS, surgiu a dúvida sobre quais as recomendações na recepção do recém-nascido. No site da Sociedade Brasileira de Pediatria temos acesso ao Programa de Reanimação Neonatal com as Condutas, atualizado em Janeiro de 2011, onde destaco os trechos:



"Se, ao nascimento, o recém-nascido é de termo (idade gestacional 37-41 semanas), está respirando ou chorando, com tônus muscular em flexão, sem líquido amniótico meconial, ele apresenta boa vitalidade e não necessita de qualquer manobra de reanimação.

(...) O contato pele a pele com a mãe imediatamente após o nascimento, em temperatura ambiente de 26ºC, reduz o risco de hipotermia em recém-nascidos de termo, com boa vitalidade, desde que cobertos com campos pré-aquecidos. Nesse momento, pode-se iniciar a amamentação. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o aleitamento materno seja iniciado na primeira hora de vida, pois se associa a um maior período de amamentação, melhor interação mãe-bebê e menor risco de hemorragia materna."


Você pode ler esse documento na íntegra clicando aqui, ou visitando o site da SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário