terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como preparar o períneo para o parto?

O períneo feminino está absolutamente preparado desde o começo da gestação, através das mudanças hormonais, como por exemplo a ação da relaxina, para a passagem do bebê. 
Obviamente, estamos hoje em dia mais sedentárias, temos atividades profissionais onde ficamos muito tempo sentadas. Porém com um pouco de treino, alongamento e fortalecimento podemos auxiliar de uma maneira adequada a previnir lacerações no momento do período expulsivo.
O treino do períneo deve ser feito por profissional qualificado para uma boa avaliação inicial. Podendo ser realizado um toque bidigital para uma boa adequação dos exercícios. Mesmo sem o toque, podemos ensinar os exercícios adequadamente, orientando em relação a respiração no momento da contração e relaxamento, os exercícios corretos a serem estimulados e o tempo entre as contrações. Normalmente iniciamos os exercícios em posturas deitadas, depois gradativamente sentado e em pé. Podemos também utilizar exercícios na Bola Suiça. O treino de fortalecimento deve ser feito desde o inicio da gestação e também se torna importante no pós parto imediato.
Para evitar lacerações também podemos fazer o uso da massagem perineal, a partir da 33 semana de gestação, ou ainda utilizar do epi-no. As pesquisas tem demonstrado resultados satisfatórios das duas técnicas.
Os exercícios globais também ajudam no preparo do períneo. Pilates, Hidroginástica, Yoga e Exercícios Fisioterápicos para Gestantes são os mais indicados.
Para maiores esclarecimentos, fale comigo!! 

Email: maternativa@gmail.com
Clínica Existere: 3234-8414

Andréia Cristina Eiras Weckwerth - Fisioterapeuta Especialista em Saúde da Mulher e Doula.


Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário